quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PROJETO RESGATANDO E DEPOSITANDO VALORES



  O projeto ocorreu ao longo do 1º trimestre e a professora responsável é GLÍCEA BRAGA.



JUSTIFICATIVA
A proposta deste projeto consiste em estimular os alunos a refletirem sobre atitudes e valores que levam à qualidade de vida no convívio social, incentivando o respeito às diferenças.
A educação verdadeira, ao mesmo tempo que preenche a cabeça com conhecimentos, deve preencher o coração com valores, atitudes e virtudes.
A escola é um ambiente que colabora com a família no processo da construção da identidade, principalmente na faixa etária em que os alunos do 5º ano se encontram.

OBJETIVOS
  • Analisar criticamente situações cotidianas.
  • Reconhecer que os valores variam de acordo com a pessoa, com o tempo e com a cultura.
  • Desenvolver o raciocínio lógico por meio da resolução de diversas situações matemáticas.
  • Ampliar e enriquecer a interpretação e as linguagens oral, escrita e corporal.
  • Valorizar a boa convivência com as pessoas.
  • Contribuir ativamente para a melhoria do ambiente social.
  • Conhecer sobre as diferentes práticas corporais, adotando uma atitude cooperativa e solidária.
  • Reconhecer diferentes formas de interagir no grupo, respeitando principalmente as diferenças.
  • Reconhecer a importância de conhecer os documentos pessoais para se valorizar como cidadão.


DESENVOLVIMENTO
  • Introdução com material em multimídia do livro “Falando de convivência”, de Liliana Iacocca e Michele Iacocca.
  • Leitura e discussão de textos literários sobre valores.
  • Interpretação e análise de situações cotidianas.
  • Os alunos em sala de aula irão receber um envelope contendo o seguinte tema: Depositando boas atitudes. No decorrer do projeto os professores que trabalham na turma irão depositar nos envelopes notas de dinheiro fictício para as boas ações demonstradas em sala de aula como:
  • Falar as palavrinhas mágicas;
  • Respeitar os colegas e professores;
  • Resolver atividades de sala de forma completa, organizada e em tempo hábil;
  • Conservar a limpeza da sala de aula;
  • Respeitar os horários estabelecidos pela escola e professores;
  • Estar devidamente uniformizados;
  • E outros que os professores do 5º ano julgarem importantes.
  • Durante o projeto os alunos irão depositar o dinheirinho nos envelopes e em data determinada, os alunos irão “comprar” pequenas lembranças como: brinquedos, materiais escolares, adesivos, etc.

AVALIAÇÃO
  • O projeto será avaliado qualitativamente durante o decorrer do 1º trimestre.

MATERIALIDADE
  • Compra de cédulas de dinheiro fictício e pequenos brinquedos, objetos escolares, adesivos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário