terça-feira, 6 de agosto de 2013

CONCURSO DE FOTOGRAFIA "SERES VIVOS"

 
O concurso de fotografia "Seres Vivos" em Novembro de 2012 foi uma iniciativa da prof Fátima de Biologia do 2º turno da EMEPV.
Os alunos do 7º ano fotografaram seres vertebrados e invertebrados além de plantas. Foi feita uma exposição das fotos e foram escolhidos os vencedores julgados por uma comissão e também pelo voto do corpo discente.


 O concurso foi estruturado da seguinte maneira:

CONCURSO DE FOTOGRAFIA – SERES VIVOS

REGULAMENTO

1- Promoção e Objetivo

1.1 – O concurso de fotografia “Seres Vivos” é promovido pela Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga, nas pessoas das Prof. MSc. Maria de Fátima Marcelos – BM 43503-5 e Raquel de Meireles Souza – BM 84193-9.

1.2 – O objetivo do concurso é fomentar a observação e, consequentemente, a preservação de seres vivos, bem como estimular seu estudo e a aplicação de técnicas de fotografia.

2- Início e Término

2.1- A entrega das fotografias pelos participantes ocorrerá no período compreendido entre as 13:00 de 29/10/2012 e 17:00 de 09/11/2012, diretamente para a professora de ciências Maria de Fátima Marcelos, nos horários de projeto da mesma, conforme discriminado abaixo:

Segunda-feira: de 16:20 às 17:10
Terça-feira: de 13:00 às 14:00
Quarta-feira: de 14:00 às 15:00
Quinta-feira: de 15:20 às 16:20
Sexta-feira: de 15:20 às 16:20

2.2- Não serão aceitas inscrições fora das datas e horários estipulados no item 2.1.

2.3 -A inscrição no concurso dar-se-á por meio da entrega do material para análise da comissão julgadora e exposição dentro do prazo estipulado.


 
3- Normas de Participação

3.1- Participarão do concurso os alunos regularmente matriculados no sétimo ano do terceiro ciclo da EMEPV, turno da tarde em 2012 e frequentes na terceira etapa.

3.2 – A Participação no concurso é obrigatória a todos os alunos que se encaixam no perfil descrito no item 3.1, sendo critério de avaliação na terceira etapa escolar das disciplina Ciências e Arte.

3.3- Caberá às profs. Maria de Fátima Marcelos e Raquel de Meireles Souza a definição de como o concurso e as preparações para o mesmo serão avaliadas com a finalidade de pontuação em suas respectivas disciplinas.

3.4 -Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro componentes. Outras formas de organização poderão ser aceitas, desde que autorizadas pelas profs. Maria de Fátima Marcelos e Raquel de Meireles Souza.

3.5- Cada grupo deverá entregar as fotos em um pen drive para a prof. Maria de Fátima Marcelos até a data estipulada. Juntamente, cada grupo entregará, para cada foto, uma pesquisa no tamanho de uma folha A4 sobre o ser vivo retratado, constando sua classificação biológica.

3.6 – As fotografias ficarão armazenadas em pasta do concurso em computador na sala de projeto. O nome do arquivo da foto será composto pelo nome de um aluno do grupo seguido da turma a qual pertence.

3.7 – Ao serem entregues as fotografias e a pesquisa, caberá à professora preencher a ficha de inscrição do grupo contendo os dados das fotografias entregues.

3.8 -Não serão recebidas fotografias sem a pesquisa referida no item 3.5.

3.9- Caberá a EMEPV a impressão das fotografias para exposição e avaliação pela comissão julgadora.





3.10 – As categorias são:

a- Animal Invertebrado
b- Animal Vertebrado
c- Vegetal

3.10.1 – Não serão aceitas fotografias contendo seres humanos, nem mesmo na categoria “animal vertebrado”.

3.11- Cada grupo apresentará uma foto para cada categoria, totalizando 3 fotos.

3.12 – Caberá ao grupo nomear as fotografias participantes.

3.13 - Somente serão consideradas válidas as inscrições que preencherem todas as condições necessárias, realizadas dentro do prazo e através dos procedimentos previstos neste regulamento. Os dados fornecidos pelo participante, no momento de sua inscrição, deverão ser corretos, claros e precisos, sendo de sua total responsabilidade a veracidade dos mesmos.

3.14 - Não serão aceitas as fotografias cuja data de entrega ultrapasse a data de término especificada, ou seja, dia 09/11/2012 às 17:00.

3.15 - É vedada a utilização, em sua totalidade, de fotografias já publicadas. Uma vez constatada essa ocorrência, as sugestões, conforme o caso, serão desclassificadas.


 
4- Julgamento

4.1- Será realizada avaliação das fotografias por Comissão Julgadora até o dia 19/11/2012.

4.2- A comissão julgadora será composta por membros escolhidos pelas professoras organizadoras, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

4.3- A avaliação das fotografias será realizada com base nos critérios de adequação ao tema, originalidade, criatividade, beleza e técnica fotográfica, sendo que a decisão final sobre a escolha dos trabalhos vencedores é irrecorrível e inquestionável.

4.4 - No dia 20/11/2012, as fotografias ficarão expostas em painel para visitação orientada das demais turmas de terceiro ciclo do segundo turno da escola que não estão participando do concurso.

4.5 – Os alunos visitantes votarão secretamente em suas fotografias preferidas de cada categoria.

4.6- Serão premiados o primeiro colocado de cada categoria seguindo a avaliação da comissão julgadora, bem como o primeiro colocado de cada categoria indicado pelos alunos visitantes.

4.7 – A comissão julgadora pode definir também pela premiação de “honra ao mérito” se julgar adequada e necessária.

4.8 – A natureza dos prêmios a serem entregues aos vencedores ficará a cargo da direção da escola e coordenação do terceiro ciclo.

4.9- O resultado com a definição dos vencedores será divulgado em painel na EMEPV no prazo de cinco dias úteis após o final da exposição, no mês de novembro de 2012.




 
5- Disposições Gerais

5.1- Quando de sua inscrição no concurso, o participante manifesta sua total e incondicional aceitação a todo o disposto neste regulamento.

5.2- Todos os participantes deste Concurso autorizam, desde já, a veiculação de suas sugestões, nomes e imagem, bem como cedem, gratuitamente, os direitos patrimoniais de autor sobre as fotografias entregues para utilização dos mesmas em qualquer tipo de mídia e peças promocionais para a divulgação da conquista do concurso a que se destina.

5.3- Para todos os efeitos legais, todos os participantes do concurso declaram ser os legítimos autores das fotografias inscritas e garantem o ineditismo das mesmas, responsabilizando-se os organizadores do concurso qualquer reclamação ou demanda que porventura venha a ser apresentada em juízo ou fora dele.

5.8 - Este regulamento estará à disposição na coordenação do terceiro ciclo da EMEPV e será pregado em cada sala participante do concurso.





5.4- Todos os dados e materiais entregues ao Concurso, inclusive os vencedores, não serão devolvidos aos seus respectivos autores-participantes após o término deste Concurso, os quais, desde já, nos termos do item 5.1 supra, cedem, a título gratuito e definitivo, à EMEPV, os direitos de publicação das sugestões, na forma do artigo 49 da Lei de Direitos Autorais (Lei n° 9.610/98).

5.5- A participação neste concurso não gerará ao participante e/ou contemplado nenhum outro direito ou vantagem que não estejam expressamente previstos neste Regulamento.

5.6- Eventuais dúvidas relacionadas a este concurso e seu regulamento podem ser esclarecidos através do e-mail fatimaprofbio@gmail.com

5.7 – Casos omissos nesse regulamento serão analisados pela comissão julgadora, sendo as decisões da mesma irrevogáveis e inquestionáveis.


















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