O concurso de fotografia "Seres Vivos" em Novembro de 2012 foi uma iniciativa da prof Fátima de Biologia do 2º turno da EMEPV.
Os
alunos do 7º ano fotografaram seres vertebrados e invertebrados além de
plantas. Foi feita uma exposição das fotos e foram escolhidos os
vencedores julgados por uma comissão e também pelo voto do corpo
discente.
O concurso foi estruturado da seguinte maneira:
CONCURSO
DE FOTOGRAFIA – SERES VIVOS
REGULAMENTO
1-
Promoção e Objetivo
1.1
– O concurso de fotografia “Seres Vivos” é promovido pela
Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga, nas pessoas das Prof. MSc.
Maria de Fátima Marcelos – BM 43503-5 e Raquel de Meireles Souza –
BM 84193-9.
1.2
– O objetivo do concurso é fomentar a observação e,
consequentemente, a preservação de seres vivos, bem como estimular
seu estudo e a aplicação de técnicas de fotografia.
2-
Início e Término
2.1-
A entrega das fotografias pelos participantes ocorrerá no período
compreendido entre as 13:00 de 29/10/2012 e 17:00 de 09/11/2012,
diretamente para a professora de ciências Maria de Fátima Marcelos,
nos horários de projeto da mesma, conforme discriminado abaixo:
Segunda-feira:
de 16:20 às 17:10
Terça-feira:
de 13:00 às 14:00
Quarta-feira:
de 14:00 às 15:00
Quinta-feira:
de 15:20 às 16:20
Sexta-feira:
de 15:20 às 16:20
2.2-
Não serão aceitas inscrições fora das datas e horários
estipulados no item 2.1.
2.3
-A inscrição no concurso dar-se-á por meio da entrega do material
para análise da comissão julgadora e exposição dentro do prazo
estipulado.
3-
Normas de Participação
3.1-
Participarão do concurso os alunos regularmente matriculados no
sétimo ano do terceiro ciclo da EMEPV, turno da tarde em 2012 e
frequentes na terceira etapa.
3.2
– A Participação no concurso é obrigatória a todos os alunos
que se encaixam no perfil descrito no item 3.1, sendo critério de
avaliação na terceira etapa escolar das disciplina Ciências e
Arte.
3.3-
Caberá às profs. Maria de Fátima Marcelos e Raquel de Meireles
Souza a definição de como o concurso e as preparações para o
mesmo serão avaliadas com a finalidade de pontuação em suas
respectivas disciplinas.
3.4
-Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro componentes.
Outras formas de organização poderão ser aceitas, desde que
autorizadas pelas profs. Maria de Fátima Marcelos e Raquel de
Meireles Souza.
3.5-
Cada grupo deverá entregar as fotos em um pen drive para a
prof. Maria de Fátima Marcelos até a data estipulada. Juntamente,
cada grupo entregará, para cada foto, uma pesquisa no tamanho de uma
folha A4 sobre o ser vivo retratado, constando sua classificação
biológica.
3.6
– As fotografias ficarão armazenadas em pasta do concurso em
computador na sala de projeto. O nome do arquivo da foto será
composto pelo nome de um aluno do grupo seguido da turma a qual
pertence.
3.7
– Ao serem entregues as fotografias e a pesquisa, caberá à
professora preencher a ficha de inscrição do grupo contendo os
dados das fotografias entregues.
3.8
-Não serão recebidas fotografias sem a pesquisa referida no item
3.5.
3.9-
Caberá a EMEPV a impressão das fotografias para exposição e
avaliação pela comissão julgadora.
3.10
– As categorias são:
a-
Animal Invertebrado
b-
Animal Vertebrado
c-
Vegetal
3.10.1
– Não serão aceitas fotografias contendo seres humanos, nem mesmo
na categoria “animal vertebrado”.
3.11-
Cada grupo apresentará uma foto para cada categoria, totalizando 3
fotos.
3.12
– Caberá ao grupo nomear as fotografias participantes.
3.13
- Somente serão consideradas válidas as inscrições que
preencherem todas as condições necessárias, realizadas dentro do
prazo e através dos procedimentos previstos neste regulamento. Os
dados fornecidos pelo participante, no momento de sua inscrição,
deverão ser corretos, claros e precisos, sendo de sua total
responsabilidade a veracidade dos mesmos.
3.14
- Não serão aceitas as fotografias cuja data de entrega ultrapasse
a data de término especificada, ou seja, dia 09/11/2012
às 17:00.
3.15
- É vedada a utilização, em sua totalidade, de fotografias já
publicadas. Uma vez constatada essa ocorrência, as sugestões,
conforme o caso, serão desclassificadas.
4-
Julgamento
4.1-
Será realizada avaliação das fotografias por Comissão Julgadora
até o dia 19/11/2012.
4.2- A
comissão julgadora será composta por membros escolhidos pelas
professoras organizadoras, cujas decisões serão soberanas e
irrecorríveis.
4.3- A
avaliação das fotografias será realizada com base nos critérios
de adequação ao tema, originalidade, criatividade, beleza e técnica
fotográfica, sendo que a decisão final sobre a escolha dos
trabalhos vencedores é irrecorrível e inquestionável.
4.4
- No dia 20/11/2012, as fotografias ficarão expostas em painel para
visitação orientada das demais turmas de terceiro ciclo do
segundo turno da escola que não estão participando do concurso.
4.5
– Os alunos visitantes votarão secretamente em suas fotografias
preferidas de cada categoria.
4.6-
Serão premiados o primeiro colocado de cada categoria seguindo a
avaliação da comissão julgadora, bem como o primeiro colocado de
cada categoria indicado pelos alunos visitantes.
4.7
– A comissão julgadora pode definir também pela premiação de
“honra ao mérito” se julgar adequada e necessária.
4.8
– A natureza dos prêmios a serem entregues aos vencedores ficará
a cargo da direção da escola e coordenação do terceiro ciclo.
4.9-
O resultado com a definição dos vencedores será divulgado em
painel na EMEPV no prazo de cinco dias úteis após o final da
exposição, no mês de novembro de 2012.
5-
Disposições Gerais
5.1- Quando
de sua inscrição no concurso, o participante manifesta sua total e
incondicional aceitação a todo o disposto neste regulamento.
5.2- Todos
os participantes deste Concurso autorizam, desde já, a veiculação
de suas sugestões, nomes e imagem, bem como cedem, gratuitamente, os
direitos patrimoniais de autor sobre as fotografias entregues para
utilização dos mesmas em qualquer tipo de mídia e peças
promocionais para a divulgação da conquista do concurso a que se
destina.
5.3- Para
todos os efeitos legais, todos os participantes do concurso declaram
ser os legítimos autores das fotografias inscritas e garantem o
ineditismo das mesmas, responsabilizando-se os organizadores do
concurso qualquer reclamação ou demanda que porventura venha a ser
apresentada em juízo ou fora dele.
5.8
- Este regulamento estará à disposição na coordenação do
terceiro ciclo da EMEPV e será pregado em cada sala participante do
concurso.
5.4- Todos
os dados e materiais entregues ao Concurso, inclusive os vencedores,
não serão devolvidos aos seus respectivos autores-participantes
após o término deste Concurso, os quais, desde já, nos termos do
item 5.1 supra, cedem, a título gratuito e definitivo, à EMEPV, os
direitos de publicação das sugestões, na forma do artigo 49 da Lei
de Direitos Autorais (Lei n° 9.610/98).
5.5- A
participação neste concurso não gerará ao participante e/ou
contemplado nenhum outro direito ou vantagem que não estejam
expressamente previstos neste Regulamento.
5.6- Eventuais
dúvidas relacionadas a este concurso e seu regulamento podem ser
esclarecidos através do e-mail fatimaprofbio@gmail.com
5.7 –
Casos omissos nesse regulamento serão analisados pela comissão
julgadora, sendo as decisões da mesma irrevogáveis e
inquestionáveis.
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